quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os Paradigmas do Teatro - II

Mais vídeos de grupos contemporâneos.

Teatro de Los Andes


Grupo boliviano fundado em 1991, tendo a sede na cidade de Yotala – Sucre, Bolívia. A proposta do grupo é desenvolver um ator-poeta: realizador, criador. O que crê e faz. Sendo assim, realizam um treinamento cotidiano, físico e vocal e trabalhando sobre formas de improvisação e composição. Unem em suas obras as reflexões sobre o espaço cênico, sobre a arte do ator, e sobre a necessidade de contar histórias, de recordar, de voltar para si mesmo.
Cena da peça "La Odisea"




Grupo El Periférico de Objetos

Grupo da Argentina, sede em Buenos Aires, formado em 1989. O objetivo da trupe é descentralizar o foco do tradicional teatro de bonecos, quase que destinado por completo aos espetáculos infantis. El Periférico tem uma proposta estética focada em temas como a violência e a injustiça social. Tudo dentro de uma linguagem própria, o que faz do grupo um dos mais emblemáticos do estilo.

Cena de "Máquina Hamlet"




Aproveitem!

3 comentários:

  1. Os dois vídeos tem formas de representação diferentes, mas muito interessantes, a cena de "La Odisséia" é engraçada e a de "Máquina Hamlet" os atores mantém um ar sisudo c/ seus bonecos... Bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. No vídeo do grupo Boliviano podemos dizer que além da dramatização em forma de comédia a atriz atuante tem que desenvolver técnicas corporais que trabalhem a flexibilidade e habilidades, pois não é fácil manter-se em cima de pernas de pau e dobrar-se daquela forma. Muito bons os vídeos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dos dois vídeos, o primeiro gostei muito da atriz usando pernas de pau, deve ser muito díficil e no segundo os atores utilizando bonecos,muito legal.

    ResponderExcluir