Hoje é dia de alguns grupos brasileiros.
XPTO
O XPTO é um grupo de teatro brasileiro formado em 1984 pelo artista plástico argentino Oswaldo Gabrielli e pelo músico e compositor brasileiro Roberto Firmino. Os espetáulos do grupo misturam dança, circo, música, manipulação de objetos e bonecos, e linguagens teatrais.
CPT
O CPT (Centro de Pesquisas Teatrais) tem sede no SESC de São Paulo, e é um dos principais grupos de teatro de pesquisa do Brasil. Tendo no comando do grupo, como diretor e coordenador, Antunes Filho.
"Os processos criativos desenvolvidos no CPT, abrange diferentes aspectos da manifestação cênica, provocando a desconstrução de velhos códigos e sua posterior transformação em novos códigos. A pesquisa do grupo se move não visando a constituição de novas formas, mas de meios que possibilitem o surgimento de novas formas. Os instrumentos teóricos da linguagem são colhidos em áreas influentes do pensamento contemporâneo, como a nova física (particularizando a mecânica quântica); a psicologia profunda; correntes filosóficas orientais (taoísmo, hinduísmo). Obras-primas do cinema, o trabalho de grandes intérpretes, imagens cênicas dos mais importantes encenadores contemporâneos são metodicamente estudados pelos atores, assim como artes plásticas e literatura." (tirado do site oficial do grupo http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/cpt_novo/index.cfm)
Trecho de Romeu e Julieta, peça de 1984.
Teatro Oficina Uzyna Uzona
O Teatro Oficina tem 52 anos. Tendo como diretor José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso. O grupo tem grande importância na história do teatro brasileiro.
Grupo Galpão
O Grupo Galpão é uma companhia de teatro de pesquisa criado há 25 anos. Montando espetáculos de grande interação com o público, tendo a orgigem da companhia com o teatro popular e de rua. O Galpão desenvolve pesquisas com vários elementos cênicos, com destaque para as linguagens do circo e da música (sempre tocada ao vivo pelos próprios atores), traduzindo para uma linguagem brasileira vários clássicos, numa fusão do erudito e do popular.
Gostei muito dos videos,a cada um deles podemos observar o teatro de diferentes formas,com bonecos, danças, objetos, músicas, com peças como a de Romeu e Julieta, uns com bastante atores,já outros não,cenários bem diferentes.
ResponderExcluirEstes vídeos são de cenas teatrais bem criativas, cada um com sua forma de representação particular abrangendo figurino variado, utilização de objetos, músicas, cenários... Muito bom.
ResponderExcluirTem videos com os diversos tipos de formaçoes teatrais, que como lemos no texto, aproximam ou nao da pláteia, musicais, animados, dramas, adorei.
ResponderExcluirOs vídeos mostram as diferentes formas de representação teatral e o uso de artifícios representativos como bonecos, objetos... Gostei muito.
ResponderExcluirComo o texto apresenta, o teatro evoluiu muito desde seu surgimento, principalmente pela forma de comunicação, que no início os atores não falavam, algumas vezes havia um narrador, havia música e dança e ao longo dos séculos foi aparecendo a mímica e os personagens com papéis "completos", que cantam, danças, encenam, falam... Hoje, o teatro se apresenta de diferentes formas em diferentes lugares do mundo, de acordo com as influências culturais de cada região. No início as peças de teatro eram sobre os deuses e hoje sobre situações cotidianas da sociedade. Na minha região não conhecemos muito sobre o teatro e não temos muitas oportunidades para contemplá-lo. Acho que seria importante que as crianças vivenciassem o teatro desde pequenas.
ResponderExcluir